


Oficinas e atividades Pedagogicas
Além dos espetáculos artísticos a Cia DiNinguém desenvolve oficinas e ações formativas na cidade de Ouro Preto e na região.
50° Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana -Fórum das Artes 2017
Oficina:CORPO/CIDADE
Local: ID Investida Dança – Travessa Domingos Vidal 75 – Bairro do Rosário – Ouro Preto
Realização: 17 a 21 de julho, de 14 às 17h
Carga horária: 15h
Público-alvo: a partir de 14 anos
Valor da inscrição: R$ 20
Vagas: 30
A oficina teve como foco principal experimentar a relação corpo e cidade em suas mais variadas instâncias: O corpo na cidade; O corpo da cidade e O corpo é cidade. E, com base nas premissas da TKV (Técnica Klauss Vianna), investigar as possibilidades de descoberta da dança de cada um, a partir das relações estabelecidas entre o corpo e espaço público.
Artistas Ministrantes: Carla Gontijo e Maria Emília Gomes.


Seminário Concepções Contemporâneas de Dança- EEFETO/UFMG
Apresentação oral e publicação de artigo no 13ᵒ Seminário Nacional Concepções Contemporâneas
em Dança realizado na EEFFTO/UFMG de 07 a 10 de Novembro de 2017.
CORPO E CIDADE:
Imagens visíveis, territórios (in)visíveis
Carla Gontijo Campolim Moraes, Mestranda em Artes e Experiências Interates na Educação pela Universidade Federal de Minas Gerias UFMG
Maria Emília Gomes, Graduada em Dança pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
Resumo: A interferência de um corpo que se propõe a dançar atravessando lentamente uma rua interrompe o fluxo, abre uma fissura e assim ressignifica o espaço e o modo de vê-lo. O corpo em performance no espaço urbano cria imagens que transformam a cidade e, ao mesmo tempo, provocam estranhamentos nos corpos transeuntes já acostumados com as configurações e as funções pré-estabelecidas para os espaços ditos urbanos. A proposta desde artigo é discutir sobre corpo, cidade e imagem a partir da vivência em oficina desenvolvida pelas pesquisadoras no Festival de Inverno de Ouro Preto/MG 2017, cuja proposição era investigar e experimentar ações dançadas em diferentes lugares da cidade, relacionando memória, imagem, paisagem, em uma perspectiva educativa e política.
Palavras-chave: Corpo, Dança, Cidade, Imagem.